LOADING...

Metodologia Flexo 4.0 — Faça mais com CMYK

Muito tem se falado da Indústria 4.0 e do surgimento de novas tecnologias para o mercado com o objetivo de otimizar a produção. No mercado de comunicação visual, o cenário não poderia ser diferente. Afinal, os processos de impressão devem convergir cada vez mais, tornando possível a Metodologia Flexo 4.0 Faça mais com CMYK.

Nesse sentido, é comum vermos tecnologias agregando valor ao processo flexográfico, enquanto os custos são reduzidos. Afinal quem não sonha com o menor ganho de ponto, aumento de contraste, finais de degradês em zero e aspecto de impressão digital?

Relacionado: Conheça o sistema Pixel Plus 

Pois, bem! Os 40 anos de experiência da Clicheria Blumenau trouxeram com ela o conhecimento técnico e o uso de tecnologias de ponta que permitem um suporte total do processo de impressão flexo, tornando possível e seu sonho de fazer mais com CMYK.

Por isso, conhecer todas as variantes desse processo é tão importante para ampliar o GAMUT de cores dentro do sistema CMYK, além disso, buscamos sempre as melhores metodologias de gerenciamento de cores, e isso faz toda a diferença. Afinal, o conhecimento técnico e de mercado é o que permite com que uma empresa saia do meio comum e se destaque perante os concorrentes.

Relacionado:  5 Pontos para uma impressão de sucesso.

É claro que um investimento, especialmente em maquinário e novas metodologias, sempre devem vir atrelado ao retorno que ele trará para o negócio. Caso contrário, a empresa estará apenas aumentando os custos sem obter nenhuma vantagem.

Para o profissional, esse cenário leva a margens de vendas e prestação de serviços muito justas. Em contrapartida, quando a empresa consegue oferecer trabalhos diferenciados, é possível praticar preços com margens melhores, aumentando a lucratividade.

Relacionados: Metodologia flexo 4.0 – Faça mais com CMYK > Vamos fazer sua pre impressão decolar

Outro fator muito importante é a aproximação de tonalidade das cores dentro do sistema CMYK. Visto que cada aparelho possui um perfil de cores padrão. Se você fizer o gerenciamento de cores do sistema operacional, poderá encontrar alguns perfis de cores configurados. Isso é necessário porque cada equipamento tem uma quantidade diferente de cores que pode gerar. E essa  interpretação depende  da tecnologia que é utilizada.

Essa quantidade de cores é representada em um mapa de cores o qual chamamos de GAMUT. Que não somente são diferentes entre si por quantidade, mas também por capacidade de exibição de determinadas cores. Por exemplo, o Gamut CMYK, por padrão, é menor que o RGB, mas possui uma quantidade muito maior de variações de amarelo do que o modelo aditivo. Logo existem alguns fatores que influenciam diretamente no resultado de impressão com CMYK, ou seja, é possível até mesmo aumentar o gamut só com CMYK executando:

  • Gerenciamento de cores;
  • Definir os insumos corretos para a máquina;
  • Escolha de melhores tintas;
  • A escolha de um clichê de melhor qualidade.

Outra opção para atingir tons que estão fora do gamut do CMYK e até do RGB, é investindo em mais tecnologias como a Gama Expandida, agregando mais as cores: Orange, Green e Violet. Ou seja, a adição de Cores Especiais. Tintas fabricadas com pigmentos de uma cor específica, e geralmente somados ao CMYK na impressão.

Porém, lembre-se que é necessário o controle dessas 3 cores a mais. Elas não devem ser tratadas apenas como cores especiais como é feito habitualmente. Agora, essas 3 cores são como tintas de processo com a mesma lineatura do CMYK. Por isso, requer profissionais e ferramentas específicas para configuração da máquina.

Outra dica valiosa se você busca fidelidade nas cores de impressão através de um monitor é ficar sempre atento em manter a configuração e calibração desse monitor. Se usa Windows, lembre-se que o monitor deve ser instalado ou reconhecido, nada de Monitor Plug And Play. Faça regularmente calibragem no seu ambiente de trabalho. Incorpore os perfis de cor enviados/recomendados pelo convertedor ou dono de marca em seu material impresso.

Além disso, não esqueça que a cor é essencial para um projeto gráfico. Para atingir o resultado esperado, você precisa planejar e reconhecer muito bem a cor. Logo, esta necessidade em buscar aplicações diferenciadas é grande e vem crescendo a passos largos. E é dessa forma, que a Clicheria Blumenau sai na frente e está sempre investindo em equipamentos que possibilitem maior gama de aplicação, possibilitando captar clientes e trabalhos exclusivos que não buscam apenas o metro quadrado de clichê e sim um produto final com qualidade, acabamento diferenciado e com cores fiéis às provas digitais.

Com isso, investir em soluções inovadoras é uma forma de expandir os horizontes da empresa e oferecer produtos mais competitivos. Logo, em uma era em que a inovação e a otimização de recursos são as palavras de ordem. Por isso, entendemos que esse tipo de iniciativa se torna ainda mais importante.