O que o convertedor deve esperar de uma clicheria? Quais serviços, soluções e tecnologias ela deve oferecer para que o seu negócio decole? Listamos 10 passos para te ajudar na missão de encontrar a clicheria certa para levar sua empresa a outro patamar. Vem ver!
Automação de processos
Automatizar processos significa passar as tarefas realizadas de maneira manual pelas pessoas para equipamentos, máquinas, instrumentos e outros. Com isso, são eles que se tornam responsáveis pela execução das atividades. Nessa era de indústria 4.0, a clicheria dos sonhos deve ter internamente fluxo de processos otimizados, para que os trabalhos do convertedor sejam feitos de forma rápida e segura.
Além disso, a movimentação de informações dentro da clicheria também deve ser automatizada. É necessário que as informações sejam repassadas de forma ágil e segura, já que um mesmo trabalho é passado por vários setores. A centralização dessas informações através de um sistema, minimiza erros operacionais, o famoso “boca a boca” e ações repetitivas.
Normalmente uma clicheria opera muitos softwares e por isso veem a necessidade de integração para que todas as áreas do negócio estejam automatizadas e conectadas. Dessa forma, com pouco ruído no processo de comunicação, o tempo é otimizado, há mais controle sobre procedimentos, redução de custos e diminuição de erros.
Portal B2B (Business to Business)
Ainda no âmbito de otimizar processos, é necessário que exista uma conexão entre cliente x fornecedor, ou clicheria x convertedor. Um jeito disso acontecer é ter um sistema que o convertedor tenha acesso aos trabalhos, verifica as informações e até mesmo o status que ele se encontra.
Quando a entrega de informações do trabalho é feita pelo meio digital (sistema do convertedor para o sistema da clicheria), é tudo muito mais rápido! Os benefícios são inúmeros, como transparência nos processos por LOGS (registro de informação) e aumento na agilidade de resposta.
Rastreabilidade e controle de processos internos
Qual o status do trabalho? Qual etapa ele está? Editoração ou o clichê já está gravado?
Essas perguntas são respondidas através de um sistema onde o convertedor consegue acompanhar todas as etapas dos processos. Assim é possível verificar os registros de ações e datas de execução, elucidar dúvidas no processo, rastrear datas de finalização, etapas verificadas e rastreabilidade da situação da ordem de serviço.
Gerenciamento de cores
Cada cliente é único. Dessa forma os controle e metodologia devem ser personalizados para cada cliente. A clicheria deve procurar conhecer as máquinas, equipamentos e insumos do cliente para que eles obtenham a melhor performance com gerenciamento de cores, metodologias e calibrações. Os benefícios são inúmeros:
- Economia imensa em todos os sentidos
- Impressão nos números (realidade!)
- Diminuição de devoluções
- Aumento da satisfação do dono de marca
Tecnologia de alta lineatura
A clicheria ideal deve inovar e oferecer o que há de melhor no mercado. Hoje já existem as retículas customizadas que propõem:
- Conversão facilitada de rotogravura para flexografia
- Alto contraste e degrades mais suaves
- Mínimas terminando em zero
- Dúvida se é impressão flexo ou prova digital
Porém essa implantação deve ser feita com a configuração já existente do convertedor, utilizando seus equipamentos, insumos e parque fabril atual.
Gama Expandida de alta performance
A gama expandida é um dos assuntos mais comentados no mundo flexo. E não é para menos, a produtividade é aumentada pois teremos 7 cores fixas no processo de impressão que nos permite a simulação de mais de 90% das cores especiais utilizadas hoje.
- Implementação e conversão rápida
- Sistemas de automação de informação
- Controle facilitado e eficaz
- Documentação e informações que mostram onde é possível chegar
E claro, se a sua clicheria tem know how em implantação da gama expandida, é imprescindível que ela forneça uma assessoria desde a criação do arquivo até a impressão final.
Times/nichos de negócio especializado
Cada segmento é único e deve ser tratado de forma personalizada e coerente. A clicheria dos sonhos prepara e especializa as equipes para atender determinado segmento. Exemplos de segmentação:
- Prepress
- Tratamento de Imagem
- Conferência
- Desenvolvimento de Artes
- Banda Larga e Banda Estreita
- Clientes com grandes volumes de trabalho, em geral tem suas particularidades e exigem uma equipe focada nesses processos.
Equipe técnica certificada e eficaz
O trabalho de uma clicheria é extremamente técnico e delicado. Um erro pode acarretar em circunstâncias muito ruins. Ter uma equipe técnica eficiente é de extrema importância para o processo diário.
Não adianta ser apenas certificado, é necessário saber aplicar as metodologias e obter a melhor performance.
É importante ter ciência que muitos processos criados nos EUA e Europa NÃO funcionam no Brasil sem ADAPTAÇÃO – deve ser respeitado as etapas, infraestrutura, tecnologias, entre outros.
Uma clicheria eficiente também atua como elo entre diversos fornecedores para integrar soluções individuais.
Segurança e retenção de dados
A sua clicheria segue a Política de Segurança da Informação? Se sim, é importante que ela tenha:
- Criptografia de dados em toda as suas plantas para que nenhum hacker possa ter acessos aos dados do convertedor
- Retenção de dados – Os arquivos completos são do convertedor/dono de marca. O convertedor deve ter acesso trabalhos antigos, caso seja necessário.
- Backup 3-2-1 (Local + Backup Externo + Nuvem)
Logística Avançada
Sabemos como a agilidade é importante para o convertedor. A sua clicheria está próxima de você? Se não, tem uma entrega eficiente?
O convertedor não para. A clicheria também não pode parar. Por isso, a clicheria ideal entende que deve ter plantas estratégicas no território que atua, para que possa atender seu cliente com agilidade e segurança na entrega.
Problemas acontecem certo? Quando a clicheria trabalha com logística decentralizada, os trabalhos não ficam dependendo de apenas uma unidade e podem ser realizados por outras.
A clicheria que te atende hoje segue esses requisitos? Se a resposta for não, entre em contato com a gente!