LOADING...

10 maneiras infalíveis para escolher a Clicheria ideal

O que o convertedor deve esperar de uma clicheria? Quais serviços, soluções e tecnologias ela deve oferecer para que o seu negócio decole? Listamos 10 passos para te ajudar na missão de encontrar a clicheria certa para levar sua empresa a outro patamar. Vem ver!

Automação de processos

Automatizar processos significa passar as tarefas realizadas de maneira manual pelas pessoas para equipamentos, máquinas, instrumentos e outros. Com isso, são eles que se tornam responsáveis pela execução das atividades. Nessa era de indústria 4.0, a clicheria dos sonhos deve ter internamente fluxo de processos otimizados, para que os trabalhos do convertedor sejam feitos de forma rápida e segura.

Além disso, a movimentação de informações dentro da clicheria também deve ser automatizada. É necessário que as informações sejam repassadas de forma ágil e segura, já que um mesmo trabalho é passado por vários setores. A centralização dessas informações através de um sistema, minimiza erros operacionais, o famoso “boca a boca” e ações repetitivas.

Normalmente uma clicheria opera muitos softwares e por isso veem a necessidade de integração para que todas as áreas do negócio estejam automatizadas e conectadas. Dessa forma, com pouco ruído no processo de comunicação, o tempo é otimizado, há mais controle sobre procedimentos, redução de custos e diminuição de erros.

Portal B2B (Business to Business)

Ainda no âmbito de otimizar processos, é necessário que exista uma conexão entre cliente x fornecedor, ou clicheria x convertedor. Um jeito disso acontecer é ter um sistema que o convertedor tenha acesso aos trabalhos, verifica as informações e até mesmo o status que ele se encontra.

Quando a entrega de informações do trabalho é feita pelo meio digital (sistema do convertedor para o sistema da clicheria), é tudo muito mais rápido! Os benefícios são inúmeros, como transparência nos processos por LOGS (registro de informação) e aumento na agilidade de resposta.

Rastreabilidade e controle de processos internos

Qual o status do trabalho? Qual etapa ele está? Editoração ou o clichê já está gravado?
Essas perguntas são respondidas através de um sistema onde o convertedor consegue acompanhar todas as etapas dos processos. Assim é possível verificar os registros de ações e datas de execução, elucidar dúvidas no processo, rastrear datas de finalização, etapas verificadas e rastreabilidade da situação da ordem de serviço.

Gerenciamento de cores

Cada cliente é único. Dessa forma os controle e metodologia devem ser personalizados para cada cliente. A clicheria deve procurar conhecer as máquinas, equipamentos e insumos do cliente para que eles obtenham a melhor performance com gerenciamento de cores, metodologias e calibrações. Os benefícios são inúmeros:

  • Economia imensa em todos os sentidos
  • Impressão nos números (realidade!)
  • Diminuição de devoluções
  • Aumento da satisfação do dono de marca

Tecnologia de alta lineatura

A clicheria ideal deve inovar e oferecer o que há de melhor no mercado. Hoje já existem as retículas customizadas que propõem:

  • Conversão facilitada de rotogravura para flexografia
  • Alto contraste e degrades mais suaves
  • Mínimas terminando em zero
  • Dúvida se é impressão flexo ou prova digital

Porém essa implantação deve ser feita com a configuração já existente do convertedor, utilizando seus equipamentos, insumos e parque fabril atual.

Gama Expandida de alta performance

A gama expandida é um dos assuntos mais comentados no mundo flexo. E não é para menos, a produtividade é aumentada pois teremos 7 cores fixas no processo de impressão que nos permite a simulação de mais de 90% das cores especiais utilizadas hoje.

  • Implementação e conversão rápida
  • Sistemas de automação de informação
  • Controle facilitado e eficaz
  • Documentação e informações que mostram onde é possível chegar

E claro, se a sua clicheria tem know how em implantação da gama expandida, é imprescindível que ela forneça uma assessoria desde a criação do arquivo até a impressão final.

Times/nichos de negócio especializado

Cada segmento é único e deve ser tratado de forma personalizada e coerente. A clicheria dos sonhos prepara e especializa as equipes para atender determinado segmento. Exemplos de segmentação:

  • Prepress
  • Tratamento de Imagem
  • Conferência
  • Desenvolvimento de Artes
  • Banda Larga e Banda Estreita
  • Clientes com grandes volumes de trabalho, em geral tem suas particularidades e exigem uma equipe focada nesses processos.

Equipe técnica certificada e eficaz

O trabalho de uma clicheria é extremamente técnico e delicado. Um erro pode acarretar em circunstâncias muito ruins. Ter uma equipe técnica eficiente é de extrema importância para o processo diário.
Não adianta ser apenas certificado, é necessário saber aplicar as metodologias e obter a melhor performance.
É importante ter ciência que muitos processos criados nos EUA e Europa NÃO funcionam no Brasil sem ADAPTAÇÃO – deve ser respeitado as etapas, infraestrutura, tecnologias, entre outros.
Uma clicheria eficiente também atua como elo entre diversos fornecedores para integrar soluções individuais.

Segurança e retenção de dados

A sua clicheria segue a Política de Segurança da Informação? Se sim, é importante que ela tenha:

  • Criptografia de dados em toda as suas plantas para que nenhum hacker possa ter acessos aos dados do convertedor
  • Retenção de dados – Os arquivos completos são do convertedor/dono de marca. O convertedor deve ter acesso trabalhos antigos, caso seja necessário.
  • Backup 3-2-1 (Local + Backup Externo + Nuvem)

Logística Avançada

Sabemos como a agilidade é importante para o convertedor. A sua clicheria está próxima de você? Se não, tem uma entrega eficiente?
O convertedor não para. A clicheria também não pode parar. Por isso, a clicheria ideal entende que deve ter plantas estratégicas no território que atua, para que possa atender seu cliente com agilidade e segurança na entrega.
Problemas acontecem certo? Quando a clicheria trabalha com logística decentralizada, os trabalhos não ficam dependendo de apenas uma unidade e podem ser realizados por outras.

A clicheria que te atende hoje segue esses requisitos? Se a resposta for não, entre em contato com a gente!